Mais de 300 auxiliares de cozinha passam por formação sobre manipulação de alimentos no ambiente escolar
Visando garantir uma merenda segura e de qualidade, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, realiza durante esta semana uma formação para mais de 300 auxiliares de cozinha. Com o tema ‘Mãos que Nutrem’, o objetivo da iniciativa é aperfeiçoar as boas práticas dos profissionais no preparo dos alimentos do ambiente escolar, pensando no início das aulas no dia 06 de fevereiro. A capacitação é dividida em dois momentos, unindo teoria e prática. Entre os conteúdos abordados estão: contaminantes alimentares; higiene e saúde do manipulador; doenças adquiridas por alimentos, manipulação higiênica e segura dos alimentos; ingredientes e cálculos da quantidade de alimentos; técnicas de preparo; preparação do cardápio escolar, entre outros.
O evento é ministrado pelas nutricionistas da rede municipal e demonstra o compromisso da Prefeitura de Petrolina em proporcionar uma alimentação saudável e equilibrada para as crianças atendidas nas unidades de ensino. Vale destacar, que os profissionais recebem de forma permanente essas informações teóricas e técnicas, quanto aos procedimentos operacionais, de higiene e boas práticas.
A auxiliar de cozinha da Escola Municipal Luiz de Souza, Dayse Santos, conta que sua rotina é de muita dedicação ao trabalho e com as novas informações recebidas na capacitação, os cuidados serão reforçados. “Tudo o que vimos hoje é muito importante para termos um trabalho exemplar. É uma maneira de oferecer uma alimentação de qualidade para os estudantes sem nenhum perigo. Através dessas informações tenho ainda mais segurança no manuseio dos alimentos“, disse Dayse.
Para a auxiliar de cozinha da Escola Jacob Ferreira, Cleidimar Moreira, a formação agrega conhecimento à boa nutrição dos alunos. “Esse momento trouxe informações de como ter uma comunicação assertiva, melhorando nossa relação diária com os demais funcionários e com os estudantes. As nutricionistas foram claras e objetivas sobre como manusear os alimentos, garantir a higiene da cozinha e servir alimentos de qualidade para as crianças e adolescentes“, finalizou Cleidimar.