Com ações preventivas, Secretaria de Saúde apresenta balanço do trabalho durante São João de Petrolina
O São João de Petrolina encerrou nesse domingo (25) e durante as nove noites de festa na cidade, o trabalho da Secretaria de Saúde esteve presente no Pátio de Eventos Ana da Carrancas e também na Porta do Rio, Orla. Entre as ações desenvolvidas estiveram equipes do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), com educação em saúde, SAMU presente para assistência e remoção de pacientes e na Orla, vacinação da COVID-19 e Influenza.
O CTA, por meio da educação em saúde, orientou o público quanto as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e a importância do sexo seguro. Ao todo, foram distribuídos 18 mil preservativos masculinos, 1.200 femininos e 8.100 unidades de gel lubrificantes.
No polo extra de vacinação que ficou instalado na Porta do Rio, de 16 a 25 de junho, foram aplicadas 1.102 doses de imunos, destes 451 da COVID-19 e 651 de influenza. De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, foram números positivos de adesão. “É muito importante chegarmos ao final com um balanço que estava dentro da nossa perspectiva. A vacinação na Orla assegurou proteção ao nosso público e também aos turistas que passaram por nossa cidade, agora, os imunos continuam sendo aplicados nas Unidades Básicas de Saúde”, conclui.
Sobre o trabalho do SAMU, durante as nove noites foram realizados 177 atendimentos clínicos, e desse quantitativo, cinco precisaram de remoção, sendo realizadas pelo SAMU e Corpo de Bombeiros. Para o Secretário de Saúde, João Luís, os trabalhos das equipes foram importantes e respaldaram o público que se fez presente no evento. “Sem dúvidas chegamos ao fim do São João de Petrolina com o dever cumprido, e bons números de proteção à saúde. Desde a equipe do CTA com educação em saúde, da vacina em polo extra até as equipes do SAMU no pátio com assistência médica, de enfermagem, técnica de enfermagem, até a condução dos pacientes que se fizeram necessárias. Tudo ocorreu com tranquilidade, rapidez e eficiência”, concluiu João.