Prefeitura de Juazeiro conscientiza servidores sobre assédio moral e discriminação no ambiente de trabalho

Prefeitura de Juazeiro conscientiza servidores sobre assédio moral e discriminação no ambiente de trabalho

Com o objetivo de oferecer um ambiente de trabalho saudável e que garanta dignidade a todos os servidores públicos municipais, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Escola de Gestão Pública (Segesp), iniciou na manhã desta quarta-feira (29) um ciclo de palestras e treinamentos sobre práticas que caracterizam assédio moral e discriminação no ambiente de trabalho. Nesse primeiro dia de programação a ação ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e contou com a participação de funcionários e gestores da Seduc e Procuradoria Geral do Município (PGM).

A palestra foi ministrada pela advogada Letícia Silveira, especialista em Direito do Trabalho, que explicou as consequências da prática de assédio e como as pessoas devem agir ao passar ou presenciar algum tipo de situação neste sentido. “O assédio é um tipo de conduta moralmente reprovável e capaz de causar danos emocionais graves. É muito importante abordar esse assunto. É por meio da informação que podemos desencadear mecanismos de combate ao assédio e prevenção”, pontuou a advogada.

A iniciativa tem como principal objetivo criar um ambiente de trabalho saudável e seguro, onde todos os servidores possam exercer suas funções com respeito e dignidade. Por isso, a Prefeitura de Juazeiro está empenhada em conscientizar seus funcionários sobre a importância de prevenir e combater o problema. “Queremos criar um ambiente de trabalho saudável e respeitoso para todos os nossos servidores. Acreditamos que somente através da conscientização e do diálogo é possível combater práticas nocivas como o assédio moral”, destacou a prefeita Suzana Ramos.

De acordo com Georgia Xavier, Secretária Executiva na Seduc, é fundamental abordar o tema do assédio moral para educar os servidores, uma vez que muitos deles desconhecem o que se configura como assédio moral e como lidar com essa situação. “Temos que saber lidar com nossos chefes, colegas e colaboradores. Essa palestra me trouxe informações muito importantes que além de servir para o nosso dia a dia, também ficam como aprendizado. Aprendi que devemos ter respeito e ética em relação aos nossos superiores e colegas”, disse.

Carlos Alexandre, analista em Educação, compartilha do mesmo sentimento. “Este treinamento está me proporcionando dicas importantes para identificar o assédio moral. Este conhecimento nos alerta para evitar essa prática com colegas e também com os superiores dentro da hierarquia”, avaliou.

O que caracteriza o assédio moral?

O assédio moral é qualquer conduta que cause humilhação e constrangimento no ambiente de trabalho. É uma violência que produz danos à dignidade e à integridade e que prejudica o ambiente de trabalho. Esse tipo de violação desestabiliza a atuação profissional e a parte emocional da vítima. Pode acontecer tanto por ações diretas (como gritos, insultos e humilhações públicas), como por ações indiretas (propagação de boatos, isolamento social da vítima e recusa em se comunicar com ela).

Segue a programação dos próximos treinamentos:

31/03 (Sexta-feira) – 11h30
Local: Auditório da Escola de Gestão Pública (Egesp) – 2º Andar – Rua 15 de Julho, 32, Centro – Ao lado dos Correios
Público-alvo: Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), Secretaria de Administração (Sead), Secretaria de Finanças (Sefin) e Secretaria da Fazenda (Sefaz)

04/04 (Quarta-feira) – 11h30
Local: Auditório da Escola de Gestão Pública (Egesp) – 2º Andar – Rua 15 de Julho, 32, Centro – Ao lado dos Correios
Público-alvo: Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (Cstt), Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) e Guarda Civil Municipal (Gcm)

05/04 (Quarta-feira) – 11h30
Local: Auditório da Faculdade UniFTC – Rua Canadá, 309 – Maria Goretti
Público-alvo: Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) e Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap)

10/04 (Segunda-feira) – 11h30
Local: Praça Imaculada Conceição (Brasinha), Centro
Público-alvo: Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur) e Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Secult)

12/04 (Quarta-feira) – 11h30
Local: Auditório da Escola de Gestão Pública (Egesp) – 2º Andar – Rua 15 de Julho, 32, Centro – Ao lado dos Correios
Público-alvo: Companhia de Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro (SAAE), Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), Secretaria de Governo (Segov) e Secretaria de Comunicação (Secom)

Google+ Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

*