Trânsito: Petrolina investe em ações para reduzir acidentes que podem gerar ocupação de UTIs
Os acidentes de trânsito sempre foram grandes responsáveis pela ocupação de leitos de UTI, porém, diante da alta demanda causada pela covid-19 é preciso “frear” estes índices. Em Petrolina, a prefeitura está investindo em ações de conscientização para chamar atenção dos condutores sobre os riscos de acidentes graves, principalmente, envolvendo motociclistas.
Segundo os dados, a maioria das pessoas feridas em acidentes graves de trânsito são motociclistas. Para chamar a atenção sobre esses índices, a Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) e a Secretaria de Saúde se uniram durante toda essa semana para fazer blitz educativas e alertar a população sobre os cuidados no trânsito.
De acordo com o gerente de educação de trânsito da Ammpla, Jilmar Barros, a prevenção ainda é o principal meio de enfrentamento aos acidentes e à consequente lotação de UTIs na cidade. “A prefeitura tem investido em infraestrutura e até em tecnologias para melhorar a mobilidade de Petrolina e reduzir acidentes. O que estamos fazendo nas ruas é unindo forças para alertar sobre a educação e o comportamento no trânsito. Os motoristas devem evitar o excesso de velocidade, respeitar a sinalização e assim preservar vidas“, frisou.
As ações tiveram início na última segunda-feira (1) e seguem até essa sexta (5). Além de alertar sobre os riscos de acidentes, durante as blitz educativas, as equipes da prefeitura também distribuem material informativo, máscaras e reforçam as ações de higiene necessárias para prevenção à covid-19.