Pernambuco anuncia convocação de 1.925 aprovados em concursos na área de segurança pública
O governador Paulo Câmara (PSB) anunciou, nesta quinta-feira (4), a convocação de 1.925 aprovados em concursos para a área de segurança pública em Pernambuco. Ao todo, são 1.510 policiais militares, 100 delegados da Polícia Civil, 220 bombeiros militares e 95 profissionais da Polícia Científica.
O anúncio foi feito durante uma reunião de monitoramento do programa Pacto Pela Vida, na Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag), localizada na Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife.
De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), as primeiras turmas de convocados começam o curso de formação no mês de abril de 2021. A previsão do governo estadual é de que, em julho deste ano, os primeiros profissionais estejam atuando nas ruas para reforçar o combate à criminalidade.
“Mais policial militar quer dizer mais policial presente na rua. Mais policial civil quer dizer que é mais delegado nas delegacias, podendo fazer mais e melhores investigações. Isso, com certeza, vai trazer muito benefício para o Pacto pela Vida e a redução da violência no estado”, disse o secretário Antônio de Pádua.
Ainda de acordo com o titular da SDS, os convocados devem atuar em todas as regiões do estado. “Esse efetivo estará em todos os locais de Pernambuco”, declarou.
Cursos de formação
Dos 1.510 convocados para a Polícia Militar (PM), 60 vagas são destinadas a oficiais e outras 1.450 para soldados. Com duração média de um ano, o curso para o cargo de oficial começa em abril de 2021.
O Curso de Habilitação e Formação de Praças é dividido em duas turmas: a primeira, com 750 aprovados, tem previsão de início também para abril, com duração de sete meses; enquanto a segunda deve começar no primeiro semestre de 2022, com mais 700 candidatos.
Com relação aos 100 delegados da Polícia Civil, a primeira turma do curso de formação, com 50 aprovados, começa também em abril de 2021 e tem duração de quatro meses.
A segunda turma, com mais 50 candidatos, deve iniciar o curso no primeiro semestre de 2022. O governo estadual prevê que os novos policiais da primeira turma estejam aptos a reforçar as equipes das delegacias a partir do início do segundo semestre.
No Corpo de Bombeiros, os convocados participam da formação em duas turmas, ambas com 100 alunos: a primeira ocorre a partir de abril de 2021, e a segunda tem previsão de início no primeiro semestre de 2022. A duração do curso é de sete meses.
Também está prevista a convocação de 20 aprovados para as vagas de oficial do Corpo de Bombeiros, que passam pelo curso inicial por um ano, a partir de abril de 2021.
Para a Gerência Geral da Polícia Científica, foi autorizada a convocação de 50 médicos legistas e 45 auxiliares de perito. Com duração média de quatro meses, ambos os cursos começam em abril de 2021, deixando os futuros servidores aptos a atuar a partir do segundo semestre de 2021.
Reivindicação de nomeação
No dia 4 de agosto de 2020, aprovados num concurso da Polícia Militar fizeram um ato para reivindicar a nomeação de 1.428 pessoas. O grupo realizou uma doação coletiva de sangue na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife. (G1)