Jovem cria água em forma de bala para hidratar idosos com Alzheimer

Jovem cria água em forma de bala para hidratar idosos com Alzheimer

Um jovem estudante de engenharia já recebeu dois prêmios por uma ideia inovadora, que estimula pessoas com Alzheimer e outros tipos de demência a tomarem água, já que muitas delas se esquecem de beber e ficam desidratadas, como aconteceu com a avó dele. Ela serviu de inspiração para criar a água no formato de balas, as chamadas Jelly Drops, water sweets – Gotas de Gelatina, doces de água, em tradução livre.

São cápsulas comestíveis coloridas, feitas à base de gelatina. Elas parecem doces, mas dentro têm a água que os idosos precisam beber… e agora fazem isso brincando.

O empreendedor Lewis Hornby, de 24 anos, teve a ideia ao visitar a avó, que foi hospitalizada justamente por desidratação.[

Alguns casos de demência fazem com que as pessoas se esqueçam de como beber ou engolir, como aconteceu com a avó de Lewis. Os pacientes têm dificuldade para se comunicar e dizer estão com sede. E o pior: sintomas da demência mascaram os sintomas da desidratação.

“Pelas minhas observações, as pessoas com demência acham muito mais fácil comer do que beber. Mesmo assim, pode ser difícil envolvê-los e incentivá-los a comer. Descobri que a melhor maneira de superar isso é oferecer uma guloseima! Este formato [de bala] empolga as pessoas com demência, elas reconhecem instantaneamente e sabem como interagir com ele”, disse Lewis.

A ideia

Lewis teve a ideia inovadora das Gotas de Gelatina em 2018, depois de passar uma semana em um asilo para pacientes com demência e conversar com a equipe e os médicos.

Ele percebeu que a avó dele e outros pacientes gostavam de doces e criou uma maneira de esconder a hidratação dentro uma guloseima.

As Gotas de Gelatina brilhantes têm 90% de água e eletrólitos, são fáceis de usar e parecem deliciosas.

Ele experimentou a ideia com avó e foi um sucesso instantâneo.

“Quando ofereci pela primeira vez, a vovó comeu sete gotas de gelatina em 10 minutos, o equivalente a um copo cheio d’água, algo que normalmente levaria horas e exigiria muito mais assistência”, contou o jovem estudante.

Prêmios

As Jelly Drops ainda estão em fase de testes, mas já estão sendo notadas por algumas organizações influentes.

Lewis recebeu o prêmio Helen Hamlyn Snowdon por Deficiência e o prêmio DESIRE por impacto social da Dyson School of Design Engineering.

Em todo o mundo, mais de 50 milhões de pessoas sofrem de demência. Há quase 10 milhões de novos casos todos os anos. A doença de Alzheimer, a forma mais comum de demência, é responsável por quase 70% dos casos. (SoNotíciaBoa)

Google+ Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

*