Lucas Ramos acompanha ministro da Educação em visita ao Poro do Recife
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos, e o secretário executivo de CT&I, Leonildo Sales, estiveram no Porto do Recife, nesta quinta-feira (10), para acompanhar a visita do ministro da Educação, Milton Ribeiro, ao Navio da Ciências do Mar IV. Na ocasião, também esteve presente o presidente do Porto do Recife, Jaime Alheiros, o reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Marcelo Carneiro Leão, o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Macedo Gomes, e a secretária executiva da Secretaria de Educação, Ana Selva.
O Ciências do Mar IV estará no Porto do Recife pelos próximos cinco anos. Com 32 metros de profundidade, a embarcação tem capacidade para 26 pessoas e custou R$ 12 milhões. Ela servirá como ponto de aula práticas dos alunos que estão matriculados em diversos cursos universitários, entre eles, Engenharia Naval e Engenharia Mecânica. A embarcação é a última de quatro que foram construídas através de um financiamento do Ministério da Educação para atender estudantes de todo o Brasil. A hospedagem em solo recifense faz parte de um acordo de cooperação técnica firmado com a UFPE, responsável por liderar o projeto. O navio-escola, como é chamado, já está equipado com refeitório, cozinha, alojamento, laboratório instrumental (com equipamentos científicos de acústica, para localização de peixes) e laboratório molhado (para análises químicas da água).
Durante a visita, Lucas Ramos, destacou a importância de compartilhar ações para desenvolver Pernambuco. “A ideia é firmar uma parceria com o intuito de conectar universidades para que surjam produtos de formação no nível técnico ou até mesmo na pós-graduação para que possamos formar profissionais de qualidade”, disse aos presentes, ao destacar que, atualmente, já está em andamento, com o Ministério da Ciência e da Tecnologia um grande Programa de Formação em Residências Tecnológicas.
A ideia foi bem aceita pelo ministro da educação que, ao escutar o secretário de CT&I, pontou que, por meio de suas pesquisas realizadas no ministério, o que falta no Brasil é uma mão de obra técnica qualificada. “Acredito que o trabalho em conjunto pode trazer para o país um campo de estágio bem diversificado”, pontuou, Milton Ribeiro.
“O Ciências do Mar IV é um navio dedicado a um processo de ensino e aprendizagem da Universidade que vai congregar as atividades de ensino, não apenas da Universidade Federal de Pernambuco, mas também das outras universidades para promover o ensino de qualidade, destacou o vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Moacyr Araújo, ao informar que, no Brasil, existem quatro navios Ciências do Mar. Além do que tem gestão da UFPE, existem os geridos pela Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal do Maranhão e, por último, Universidade Federal Fluminense.