Triagem seleciona as 24 músicas do Festival Edésio Santos da Canção 2020

Triagem seleciona as 24 músicas do Festival Edésio Santos da Canção 2020

As 24 canções que irão concorrer durante a 24° edição do Festival Edésio Santos foram selecionadas no último sábado (14) e nove canções são de compositores de Juazeiro. O FESC é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes e será realizado de 10 a 12 de dezembro, sendo transmitido para o público através de plataforma virtual.

O Festival Edésio Santos de 2020 teve 85 músicas inscritas. O gestor da SECULTE, Alan Cleber Vieira, disse que ficou feliz com a qualidade musical. “Tivemos poucas inscrições, mas atribuímos isso ao momento de pandemia que o país está vivendo. Gostei muito da diversidade, da criatividade e qualidade musical das canções. Colocamos pessoas da comunidade civil na triagem, professores de Literatura, Língua Portuguesa, professor com Licenciatura e Doutorado em Música e o resultado foi uma escolha com responsabilidade e credibilidade. Eles tiveram muita dificuldade, mas também muita precisão”, avalia Alan Cléber.

Os critérios utilizados para avaliação foram: letra, harmonia, arranjo, melodia e ritmo.
De acordo com o professor de Música do IF Sertão, Renato Augusto Lima, todas as composições eram de alto nível. “Elas expressam um sentimento verdadeiro dos artistas, cada um com sua linguagem e estilo. Já assisti e participei como compositor também e acredito que o festival é um grande incentivo para os compositores  e artistas de todo Brasil. Àqueles que não foram selecionados, eu digo que não desistam, pois o fato da música não ter passado não quer dizer que a música não tenha qualidade, é importante manter o foco e continuar fazendo o que acredita”, afirma.

Quem também participou da triagem foi a professora e escritora Martha Verônica Cavalcante. “Já assisti a várias edições do FESC e acho um evento de grande relevância para a região. Uma iniciativa que deve manter o nível de organização e que deve permanecer, para oportunizar os artistas, especialmente os de Juazeiro, que o sedia. Quem não foi selecionado deve aprimorar seus conhecimentos de música, observar o nível e o estilo do Festival. Agradeço ao convite para participar da triagem, foi uma experiência muito interessante. Também me coloco à disposição para contribuir com o que for preciso para a cultura da nossa região”, disse.

Confira as canções semifinalistas:

Nome da Música Autor(es)

Canto em Pranto – Joyce Silva Guirra dos Santos
Eu mais menos eu – Fatel
O Tempo do Amor – Eugênio Cavalcante da Cruz Araújo
Dominguinhos já chegou – Júnior Vieira e Noel Tavares
Defendendo a tradição – Carlos de Melo e
Flor de Lótus – Dayanne Silva Ferreira de Menezes
Coisa de Preto – Marcelo Cantalino Amaral
Onde tudo começa – Keréto
Amores Sós – Jonathas Gonçalves Cardoso
Se por acaso ela tiver – Letra e Melodia: Ionally Maria da Silva – Nome artístico: Nally Maria -Coautor – Melodia: Ivan Greg.
We Will Survive – Allan Carlos Mendes de Oliveira
Se Urú Obaí (Da minha boca sai fogo) – Geandisson Ramos Andrade
Mundo afora – Nelson Luiz Leal Gusmão
Dilema Noel – Ferrari Normanha
Rara Luz – Daniel Gomes Dos Santos
Cainã – Miraniel Aguiar .S. Gomes
Espelho – Jaidete Martins Varjão
Arame Farpado – Gutemberg Vieira / Sérgio Silva
Travessia – Janderson Pereira da Silva (Nome artístico: KILLAUEA)
Lugar – Mirielle Cajuhyicota

Um Tico – Carlos Vanderlei Pinto
Maricota- Bruno Kohl
Sol. Lua. Estrela – Pedro Cadidé / Alex Kallidis
Desaguar a dor – Paulo Soares
Voe! – Elder Ferrari e Victor Aureli

Google+ Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

*