Nasa anuncia descoberta inédita de água na superfície da Lua iluminada pelo Sol
A Nasa anunciou, nesta segunda-feira (26), a presença de água na superfície iluminada pela Lua, uma descoberta inédita. A revelação, segundo a agência, é fundamental para os planos de exploração do satélite natural.
Segundo o administrador da agência espacial, Jim Bridenstine, ainda não é possível determinar se a água encontrada poderá ser usada como recurso. “Aprender sobre a água na Lua é a chave para nossos planos de exploração”, escreveu Jim em uma publicação no Twitter.
A descoberta foi feita com o telescópio Sofia, o maior observador flutuante do mundo. A água foi detectada em uma grande cratera lunar chamada Clavius, visível da Terra e localizada no hemisfério sul do satélite natural.
Segundo a Nasa, as principais hipóteses para a presença da água na cratera é que a substância tenha origem em impactos de minúsculos meteoros com a superfície lunar ou pode ter sido formada pela interação de partículas energéticas vindas do Sol.
“A descoberta reforça a hipótese de que a água não se limita às regiões frias e sombreadas da Lua e pode ser distribuída pela superfície lunar”, diz vídeo compartilhado pelo administrador da Nasa. (Portal Folha de Pernambuco)