Professores, pais de alunos e estudantes protestam pela volta das aulas presenciais em Pernambuco
Vestidos de branco e com balões nas mãos, professores, pais de alunos e estudantes realizam, na manhã desta quinta-feira (3), um protesto para reivindicar o retorno das aulas presenciais em Pernambuco. O grupo está reunido na praça da República, em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado. Segurando cartazes como a mensagem “A escola merece respeito”, os manifestantes deram um abraço simbólico na praça. Além de estarem com máscaras, eles usaram fitas para manter o distanciamento.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe-PE), José Ricardo Diniz, é preciso dar a opção de escolha. “Estamos organizados para cobrar o direito de as escolas reabrirem e com isso também atender ao direito das famílias que querem que seus filhos vão para as atividades presenciais nas escolas. É uma questão de direito. Aqueles que querem continuar em casa no ensino remoto poderão”, disse.
Edson Vieira Santos, 57 anos, conta que a filha Lorena Vieira Santos, 15, sente falta das atividades presenciais na escola. “Já está mais do que na hora de voltar. O cenário mostra curvas descendentes da pandemia. Os cuidados dos governos foram exitosos. Temos condições de voltar porque atendemos um protocolo, com distanciamento, uso de máscara, estrutura pronta pra permitir ensino presencial com qualidade. Não há possibilidade de ficar aguardando mais. Esperamos uma resposta rápida a exemplo do que foi feito com outros segmentos e com o ensino superior”, disse. (FolhaPE)