Ocorrências com pipas que provocam desligamento de energia saltam 203% em Pernambuco

Ocorrências com pipas que provocam desligamento de energia saltam 203% em Pernambuco

Uma diversão que pode trazer muitos riscos. As pipas, aparentemente inofensivas, podem causar danos às redes elétricas. Segundo a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), foram registradas 197 ocorrências para o restabelecimento do fornecimento de energia entre os meses de janeiro e julho deste ano, o que representa um aumento de 203% em relação ao mesmo período de 2019, quando foram notificadas 65 ocorrências em todo o Estado.

Para combater esse tipo de problema, a Celpe orienta para que a brincadeira não aconteça próximo à rede elétrica, para evitar danos a cabos e equipamentos e até riscos à segurança, além de não prejudicar o fornecimento da energia nas comunidades.

Ao atingir as redes, as pipas podem danificar os fios, podendo rompê-los ou comprometer o isolamento de alguns cabos. Outro transtorno, é a possibilidade de danificar alguns equipamentos nos postes, como transformadores, provocando curtos-circuitos e acionando os sistemas de segurança que interrompem o fornecimento em caso de interferências na rede. Ao ficar presa nos postes, dependendo de como a pipa for feita, o perigo aumenta por conta de que algumas são feitas com materiais metálicos e condutores de eletricidade.

Google+ Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

*