Feiras e mercados voltaram a funcionar nesta segunda (15) com plano de contingência e distribuição de máscaras
De acordo com o decreto municipal de nº 404/2020, que determinou a segunda fase de reabertura gradual das atividades comerciais, os mercados, feiras e Camelódromo 2 de Julho estiveram abertos ao público no início desta segunda-feira (15). O grupo voluntário ‘Respira Vida’ junto com a equipe da AMA entregaram nesta manhã máscaras de proteção aos permissionários desses espaços, além dos transeuntes como forma de proteção à Covid-19.
Um dos responsáveis pelo grupo Respira Vida, Flávio Guimarães, ressaltou a importância da ação. “Já realizamos a distribuição das máscaras várias vezes no Mercado do Produtor, hoje com a reabertura das feiras e mercados fizemos essa parceria com a AMA para que esse público também seja atendido. Outros mercados, assim como as feiras também irão receber a ação”, explicou.
Os mercados Joca de Souza Oliveira, Popular e Arnaldo Vieira irão funcionar de segunda a sábado, das 6h às 17h, assim como o Camelódromo 2 de Julho. As feiras do município funcionam aos domingos das 5h às 13h. Para todos esses espaços, o uso obrigatório de máscara, o distanciamento social e a desinfeção frequente das mãos são apenas algumas medidas do plano de contingência que inclui também o atendimento organizado e limitado a um consumidor de cada vez, o uso de luvas por parte dos comerciantes e a disponibilização de álcool em gel para os clientes.
O permissionário do Mercado Joca de Souza, Misael Albuquerque agradeceu a iniciativa da gestão municipal em abrir as feiras e mercados e disse estar seguindo todas as normas. “Ficamos felizes em voltar a trabalhar e iremos seguir à risca todas as medidas, pois é para a segurança nossa e dos clientes. Garantimos à população que nossos produtos estão higienizados e que venham aos poucos para não aglomerar. Agradecemos também a distribuição das máscaras, pois será muito útil a todos”, disse.
O diretor executivo da AMA, Auremilton Costa destacou a importância dos feirantes e comerciantes seguirem as normativas de segurança a saúde. “As equipes da AMA e da prefeitura estão trabalhando em parceria para que não tenha aglomeração de pessoas nesses espaços. Iremos instalar pias em todos os mercados e feiras, assim como nossa equipe de ordenamento e segurança estará orientando aos permissionários. Pedimos que todos sejam fiscais desses espaços para que possam continuar funcionando com segurança e tranquilidade. Orientamos também que a população respeite as medidas e evite qualquer tipo de aglomeração”, pontuou.
Dentro das normas de funcionamento das feiras e mercados a equipe da AMA irá realizar: medição de temperatura por amostragem, pias serão implantadas em conformidade com as redes de água e esgoto seguindo as orientações do SAAE, a equipe de limpeza irá intensificar a higienização dos espaços, o ordenamento e segurança estarão dando apoio e orientando os permissionários e feirantes em relação as normas de segurança.