Isolamento Social em Petrolina (PE): Quem descumprir medidas pode ser preso a partir desta segunda-feira (11)
A partir da próxima segunda-feira (11) todos os órgãos de segurança pública, dentre eles, a Polícia Rodoviária Federal, a Guarda Civil de Petrolina, a Polícia Militar, a Polícia Civil, e o Corpo de Bombeiros, com apoio do Ministério Público, passarão a atuar em conjunto no apoio às medidas de isolamento social em Petrolina.
A operação consistirá na realização de diligências por todo o território da cidade para garantir que todas as medidas de restrição possam ser efetivamente cumpridas. O foco principal é a prevenção de vidas, já que os órgãos internacionais de saúde recomendam o isolamento como uma das medidas mais estratégicas no enfrentamento ao coronavírus.
Toda a operação está amparada em decretos do Governo do Estado e do Poder Municipal. Aqueles que descumprirem as medidas de restrição poderão ser presos, nos termos do Artigo 268, do Código Penal Brasileiro.
O maior rigor objetiva aumentar o índice de isolamento em Petrolina, hoje na casa dos 40%, quando o recomendado por especialistas em saúde é acima de 60%. Serão fiscalizadas áreas de maior circulação de público como o centro comercial, orla e avenidas com pistas para caminhadas e uso de bicicleta. A atuação enérgica dos órgãos de segurança pública buscará a proteção da saúde pública de todos, sendo de suma importância a colaboração da população. (Edenavaldo)