Após 90 dias de alerta, OMS registra 3 milhões de casos de covid-19

Após 90 dias de alerta, OMS registra 3 milhões de casos de covid-19

Em 30 de janeiro, a OMS emitia um alerta de emergência máximo sobre a crise do novo coronavírus para o mundo. Até então, a doença estava concentrada na China, mas já haviam poucos casos de covid-19 pelo mundo. Noventa dias depois, a organização confirmou praticamente 3 milhões de pessoas infectadas pelo vírus que se tornou a maior pandemia do século XXI.

Durante esse tempo, a instituição tentou passar informações, orientações e dados com o máximo de transparência possível, segundo o diretor-geral, Tedros Adhanon. “Nós dissemos repetidas vezes que o mundo tinha uma oportunidade de se preparar e prevenir a transmissão comunitária generalizada”, disse o diretor.

A OMS tem sido acusada, especialmente pela gestão do presidente dos EUA, Donald Trump, de ter demorado a alertar sobre os perigos do novo coronavírus e ter escondido dados para favorecer a China. Maior financiandor da organização, o governo norte-americano suspendeu repasses para a organização.

Nos últimos dias, a direção da OMS tem respondido repetidamente as acusações e aproveitou a ocasião do 90 dias do alerta mundial para enumerar os acontecimentos e ações durante a pandemia. (R7)

Google+ Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

*