Sobradinho realiza atualização de cadastro dos usuários do SUS da zona rural
A partir deste mês de março, os Agentes Comunitários de Saúde de Sobradinho iniciam o trabalho de cadastramento da população das comunidades rurais, na rede do SUS do município.
Por meio desse cadastro, que vai possibilitar o atendimento e acompanhamento médico em alguma das Unidades Básicas de Saúde da sede do município, a Secretaria de Saúde também pretende construir o perfil médico dos cidadãos do interior.
Ao longo das próximas semanas, a equipe vai realizar visitas às famílias residentes em toda a zona rural do município, e a Secretaria de Saúde pede que as famílias fiquem atentas a chegada dos Agentes Comunitários.
“Realizar o cadastro e manter todos os dados atualizados, incluindo o endereço e telefones, é muito importante, pois entre outras coisas facilita a localização e a busca ativa do cidadão na hora de avisar sobre exames e consultas”, esclareceu a enfermeira e coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Clarissa Gracia.
Com uma população de mais de 22 mil habitantes, a Prefeitura de Sobradinho trabalha para que em 2020, moradores das áreas urbana e rural tenham o cadastro do SUS regularizado, e estejam vinculados e acompanhados pelas equipes das sete Unidades Básicas de Saúde do município.
“Diante das regras do novo Sistema de Financiamento do SUS, a Secretaria de Saúde vem trabalhando e realizando algumas alterações desde o fim de 2019. Começamos remanejando a população rural, antes atendida no Centro de Saúde, para as demais Unidades Básicas, uma vez que agora é obrigatório que cada UBS atenda cerca de 4000 pessoas. Agora, o novo passo da Secretaria é ir atrás da população e enfatizar a importância do cadastro dos usuários. Pedimos que as comunidades aguardem a visita dos Agentes Comunitários de Saúde e realizem seus cadastros, pois isso irá fortalecer nossa rede”, concluiu a Secretária de Saúde, Maysa Sanjuan.