Servidores municipais aposentados realizam protesto na Câmara de Vereadores de Petrolina
O motivo para realização do protesto, que causou surpresa nos vereadores, o valor da alíquota de 14% de contribuição previdenciária que será descontada nos benefícios a partir do próximo mês de abril.
A servidora Isabel Nunes Guimarães, aposentada há oito meses, disse que todos esperam uma posição do IGEPREV, o Instituto Geral de Previdência do município de Petrolina, sobre a alíquota. “Fui surpreendida com essa informação da alíquota de 14%, sem explicação nenhuma da prefeitura, depois de 27 anos na ativa. Precisamos pelo menos uma justificativa”, disse.
A vereadora Cristina Costa (PT) afirmou que está tratando juridicamente a situação. “Estou tratando jurídica e politicamente, mesmo sabendo que as diretrizes estão de acordo com a reforma da previdência pelo governo federal. O benefício já é pouco e o município, através do IGEPREV, tem que sentar com os aposentados e explicar como funciona isso”, afirmou a vereadora petista.
Já o vereador Aero Cruz, líder da situação na Câmara, afirmou que há sensibilidade de sua parte para tratar da questão o Instituto Previdenciário do município, “mas é preciso deixar claro aos servidores aposentados que os vereadores não têm como tratar essa questão” finalizou ele.