Número de doadores cai devido ao novo coronavírus, e estoques de sangue do Hemope estão em estado crítico

Número de doadores cai devido ao novo coronavírus, e estoques de sangue do Hemope estão em estado crítico

Para manter os estoques de sangue em níveis razoáveis, o Hemope, que fica no bairro do Derby, na área Central do Recife, precisa receber, em média, de acordo com a fundação, 350 candidatos por dia. O problema é que, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, o fluxo de pessoas tem diminuído. Por dia, a quantidade de doadores não chega a 200 pessoas. Com a queda, os níveis do estoque estão em estado considerado crítico.

Segundo a gerente do hemocentro Recife, Lésbia Sitcovisky, neste período do ano sempre há um redução em 30% no número de doações, ocasionada pelas férias e pelo Carnaval, porém, este ano, a diminuição foi de 40%. “O estoque, de uma maneira geral, está crítico. Alguns menos, outros mais. Mas a gente está precisando repor e todos os tipos sanguíneos são bem-vindos. A doação de sangue é algo sazonal, então neste período já temos uma redução, mas este ano está maior e isto é preocupante. Março e abril são os meses que a gente começaria a recuperar os meses anteriores, mas estamos diminuindo e a tendência é que caia mais”, explica Lésbia.

A gerente conta que a suspensão dos procedimentos eletivos em Pernambuco tem dado algum alívio, devido à redução da demanda pelo sangue, mas que é necessário que os níveis aumentem. “A gente não pode fechar, nem tem como restringir a doação. Por isto estamos tomando medidas de proteção, tanto com os candidatos, como com os nossos profissionais”, comenta. A recomendação é que fique em casa caso apresente sintomas de gripe ou de qualquer outra doença. (JC)

Google+ Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

*