Policiais Civis de Pernambuco ameaçam parar no Carnaval deste ano
Os Policiais Civis de Pernambuco seguiram em passeata, na manhã desta terça-feira (18), da sede do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), no bairro de Santo Amaro, na Área Central do Recife, até o palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, também na Área Central da cidade, onde foram recebidos por uma comitiva do Governo do Estado para realizar uma negociação salarial. Eles chegaram ao Palácio por volta das 12h30. A liderança do movimento dos policiais foi recebida por representantes do governador Paulo Câmara, chegando ao acordo de não fazer greve durante o Carnaval e retomar as negociações no dia 11 de março.
A liderança do movimento dos policiais negociou com o secretário-executivo da Casa Civil, Eduardo Figueiredo, e decidiu por dar um voto de confiança ao governo do Estado. De acordo com o presidente do Sinpol, o secretário afirmou que no dia 11 de março, às 14h30, haverá uma negociação referente às reivindicações dos Policiais Civis.
De acordo com Áureo Cisneiros, presidente do Sinpol, se o governo não abrir negociação, os policiais devem fazer uma paralisação no Carnaval. O governador Paulo Câmara está em agenda fora do Palácio e os policiais vão tratar com representantes do governador. “A gente queria conversar com o governador, ele foi eleito para resolver os problemas do Estado. Segurança pública não é problema? A população está clamando por mais segurança pública e o governo inventa uma agenda, em uma questão tão importante dessas, que é ficar sem a Polícia Civil no Carnaval? Ele tem que assumir a responsabilidade e resolver esse problema, não ficar fugindo”, disse Cisneiros.
Na agenda de Paulo Câmara para a manhã desta terça, está previsto a participação na 1ª assembleia extraordinária da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) em 2020, em Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife. Após a assembleia, Câmara conversou com os jornalistas e disse que o diálogo está aberto. “O diálogo está sempre aberto, nunca voltou, pelo contrário. Nós fizemos, nos últimos anos, um processo de valorização das nossas polícias que nunca ocorreu em Pernambuco e hoje nós temos um dos salários mais altos do Brasil”, afirmou.
O governador frisou que está tudo pronto para o Carnaval. “O que a gente vê em um movimento como esse é, principalmente querer jogar fatos em uma véspera de Carnaval, de uma forma inadequada, quando o Governo está à disposição para dialogar. Mas temos que ver as restrições do Estado, que está acima do limite de responsabilidade fiscal, isso é um fato que não tem como mudar. É sentar, ver formas de melhorar a qualidade do trabalho. Isso a gente está fazendo desde sempre, vamos continuar fazendo e vamos ter, na verdade, um grande Carnaval. Essas ações muitas vezes têm conotação política. Está tudo pronto para o Carnaval, o esquema está todo pronto, a população vai ter um grande Carnaval da paz, como é todo ano e a gente vai trabalhar muito para isso ser cada ano maior”, completou.
Além da negociação salarial, os policiais também pedem uma reestruturação do plano de cargos e carreiras e a compensação do reajuste de carga horária que, segundo o Sindicato, em 2010 aumentou em 33% e não houve compensação financeira. “Estamos trabalhando mais e o governo não nos pagou, não fez a compensação financeira, que inclusive o Supremo Tribunal Federal (STF) exige”, alegou o presidente do Sinpol.
Na pauta entregue durante a negociação, os policiais pedem alteração do salário inicial para R$ 6 mil, do salário final para o mesmo valor do delegado de polícia de 2º nível, chamamento de todos os aprovados no último concurso, entre outros tópicos.
Os policiais também reclamam que toda a tropa da Polícia Civil vai trabalhar no Carnaval e não receberá hora extra. “É uma exploração que o Estado faz todos os anos com a Polícia Civil e este ano nós chegamos no limite e não queremos mais”, destacou.
Após a reunião, os diretores do Sinpol voltam para a frente do Palácio do Campo das Princesas, onde realizarão uma assembleia geral com a categoria, decidindo se as atividades da Polícia Civil serão paralisadas durante o Carnaval. (JC)
——————————–##——————————–
FIQUE INFORMADO COM NOTÍCIAS DE PETROLINA, JUAZEIRO E TODA REGIÃO.
CLIQUE NO LINK PARA ENTRAR NO GRUPO DO WHATS APP
https://chat.whatsapp.com/F1AEMDbn3IiDOpzQgUCpc2