Isolados e monitorados: saiba como será a quarentena dos brasileiros que fogem do coronavírus na China
Foi divulgada nesta terça-feira (4) a lista com as condições impostas pelo Ministério da Saúde os brasileiros que estão na China para que sejam repatriados. Eles precisam aceitar passar por 18 dias de quarentena, isolados em quartos individuais e submetidos a exames por três vezes ao dia. Só participarão da viagem os residentes em Wuhan, cidade considerada o epicentro do surto do novo coronavírus.
O grupo deve chegar ao Brasil na manhã de sábado (8) e voarão em dois aviões reservas da frota presidencial.
Ao todo, são 13 exigências (veja abaixo). Elas estão listadas em um formulário através do qual o governo pretende coletar também informações de saúde dos que pretendem ser repatriados. Os detalhes de como será a quarentena foram divulgadas no mesmo dia em que o governo enviou um projeto de lei ao Congresso Nacional com regras para enfrentamento do coronavírus. O projeto era considerado pelas autoridades um requisito para dar prosseguimento ao repatriamento dos brasileiros. As informações são do portal G1.
No mesmo formulário em que pretende obter todos os dados dos interessados, o governo listou 13 condições. Veja abaixo quais são elas:
- A Quarentena no Brasil terá duração de 18 dias.
- O preenchimento desse questionário é obrigatório.
- Você ficará em quarto individual e deverá permitir aferir seus dados vitais diariamente, 3 vezes ao dia.
- Se os indivíduos forem da mesma família poderá ficar no mesmo quarto se tiver disponibilidade.
- Você não terá direito a visitas durante a quarentena
- Iremos coletar amostras respiratórias na sua chegada ao Brasil e décimo quarto dia.
- Se apresentar algum sintoma durante a quarentena, outras amostras respiratórias poderão ser coletadas.
- Não é permitido o embarque com animais e produtos agrícolas.
- Você terá direito despachar uma bagagem de 23 kg e levar uma bagagem de mão na cabine da aeronave de até 10 kg nos padrões estabelecidos pela ANAC para voos nacionais e internacionais.
- Ao desembarcar no Brasil os procedimentos legais e administrativos migratórios e aduaneiros serão realizados na base militar.
- Não haverá viagem de retorno para China por conta do Estado.
- Se for verificado qualquer sintoma sugestivo da infecção pelo novo coronavírus no momento do embarque, a repatriação do cidadão não será viabilizada.
- Na chegada em Wuhan a equipe médica irá proceder uma entrevista clínica e exame físico para certificar-se de que não há sintomas e sinais sugestivos da infecção pelo novo coronavírus.