Casa Plínio Amorim homenageia bispo com título de cidadania e medalha Dom Malan

Casa Plínio Amorim homenageia bispo com título de cidadania e medalha Dom Malan

Com o plenário da Câmara de Vereadores lotado, o bispo de Petrolina-PE, Dom Francisco Canindé Palhano, foi homenageado com o título de cidadão petrolinense. O religiosos é natural do Rio Grande do Norte. Ele ainda foi condecorado com a Medalha de Honra Mérito Legislativo Dom Malan, principal comenda da Casa Plínio Amorim.

A sessão solene foi realizada nesta terça-feira (11). A propositura é fruto dos projetos de decretos legislativos de autoria dos vereadores Cícero Freire e Rodrigo Araújo.

Dom Francisco disse em sua fala que a cidadania petrolinense aumenta ainda mais o compromisso e a responsabilidade com Petrolina. “A partir de hoje, torno ainda mais exigente, o compromisso e a responsabilidade com a nossa terra. Não ser mais um estrangeiro, mas um bispo, um pai, um pastor e um petrolinense”, disse o homenageado.

Um dos autores das honrarias destinadas ao chefe maior da igreja católica de Petrolina, o vereador Rodrigo Araujo registrou o bom relacionamento que o poder legislativo sempre teve com os pastores católicos petrolinenses. “Em 20 de marco de 2018, por meio de ofício de minha autoria e autorizado pela presidência, Dom Francisco veio a esta Casa para mostrar o seu projeto pastoral da Diocese que integra sete municípios. São muitos os méritos. Homem de fé vigorosa, acolheu esse caminho desde os 11 anos de idade. Em Petrolina espero que o senhor seja feliz no seu trabalho e com o apoio de todos que fazem a Diocese de Petrolina”, destacou Rodrigo.

O Padre Francisco Ferreira falou em nome do clero. Lembrou que Petrolina é uma cidade destaque nacional, mas ainda com muitos desafios a serem enfrentados e citou a importância dos valores espirituais, lema de vida do bispo Dom Francisco. “A Diocese de Petrolina que caminha para o seu centenário, teve na missão de Dom Francisco a organização patrimonial e contábil das paróquias, a recuperação do Palácio Diocesano que já é bem visível como patrimônio histórico de nossa cidade; a construção da Cúria Diocesana ao lado da Rural FM, a promoção do ano vocacional, a preocupação com o clero e com o atendimento nas paróquias, entre outros feitos já citados”, pontuou o padre.

A sessão teve ainda o comando musical tendo à frente o Padre Expedito que cantou entre outros clássicos, a Ave Maria Sertaneja, de Luiz Gonzaga.

A solenidade foi presidida pelo vereador Osinaldo Souza, primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara de Petrolina. Outros vereadores se fizeram presentes e alunos do Colégio Dom Bosco, administrado pela Diocese, compareceram na homenagem a Dom Francisco.

Google+ Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

*