Prefeitura e UFPE levam mais de 40 oficinas para Dormentes
A Prefeitura Municipal em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) traz pela primeira vez para Dormentes o projeto UFPE No Meu Quintal, que oferece mais de 40 oficinas de capacitação, gratuitas, para toda a população. Às inscrições começam na próxima segunda-feira (27) e devem ser feitas nas secretarias municipais e na prefeitura.
Para fazer a inscrição é muito simples, basta escolher as oficinas desejadas e comparecer a secretaria relacionada ao tema até a próxima sexta-feira (31). Os eixos temáticos das oficinas variam desde arte, cidadania, meio ambiente, política, saúde, esportes e assistência social (Confira lista completa abaixo).
Dormentes é a primeira cidade do Sertão de São Francisco a receber o projeto que está em sua 6ª edição. Cada oficina tem em média 4 horas de duração e serão realizadas nos turnos da manhã, tarde e noite, na sede e nos distritos de Caatinga Grande e Lagoa de Fora. “Vamos ter uma semana inteira de muitos cursos e atividades em todo o municipio. São oficinas fantasticas, com temas atuais e importantes e que trazem conhecimento para nossa cidade”, comemora a prefeita, Josimara Cavalcanti.
O PROJETO
Desenvolvido pela Diretoria de Esporte, Lazer e Cultura (Delc) da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) da Universidade Federal de Pernambuco, o projeto UFPE No Meu Quintal envolve cerca de 80 estudantes da instituição. O Programa tem o objetivo de oferecer a oportunidade aos discentes da UFPE de agregar novas vivências em educação experiencial por meio de uma imersão na dinâmica social de municípios pernambucanos.
CONFIRA OS CURSOS DISPONÍVEIS
1 | SUBJETIVIDADES, CIDADANIA E ARTE: OFICINAS CRIATIVAS COM MULHERES NO SERTÃO PERNAMBUCANO |
2 | A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO MIDIÁTICA NA SALA DE AULA: POR QUE ‘COMBATER’ AS FAKE NEWS E OS DISCURSOS DE ÓDIO NA ATUALIDADE? |
3 | PESSOA IDOSA: QUAIS OS SEUS DIREITOS? |
4 | MEDIDAS PREVENTIVAS DE DOENÇAS BUCAIS COM PRÁTICAS COTIDIANAS: UMA PROMOÇÃO A QUALIDADE DE VIDA |
5 | ILUMINAÇÃO COM GARRAFAS PET: ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO DE SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA |
6 | AVALIAÇÃO DOS RISCOS E BENEFÍCIOS DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS EM IDOSOS |
7 | OFICINAS SOBRE SEXUALIDADE E GÊNERO COM ADOLESCENTES EM CONTEXTO ESCOLAR |
8 | UM DOCE REMÉDIO: CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE INTOXICAÇÃO CAUSADA POR MEDICAMENTOS EM CRIANÇAS |
9 | COZINHA SUSTENTÁVEL: ALTERNATIVAS DE ATIVIDADES DOMÉSTICAS ALIADAS AO REAPROVEITAMENTO DOS BENS NATURAIS E À CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. |
10 | O ENSINO DE HISTÓRIA E O TEMPO PRESENTE |
11 | INTERFACES DO RACISMO: PRIVILÉGIOS? NÃO TEMOS |
12 | APLICAÇÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES: AURICULOTERAPIA E MEDITAÇÃO NA MELHORIA DO BEM-ESTAR E DA QUALIDADE DE VIDA |
13 | AME AMAMENTAR |
14 | USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE ENTRE INDIVÍDUOS COM DIABETES MELLITUS E HIPERTENSÃO ARTERIAL |
15 | UM DIÁLOGO SOBRE OS DIREITOS DOS JOVENS SEGUNDO O ESTATUTO DA JUVENTUDE E SEUS DESDOBRAMENTOS |
16 | BEIJO DE LÍNGUAS: RELACIONAR FALANTES DO PORTUGUÊS ORAL COM A LIBRAS, UMA LÍNGUA ESPAÇO-VISUAL |
17 | CARTILHA SOBRE OS CUIDADOS NA GESTAÇÃO, PARTO E PÓS-PARTO |
18 | A ARGUMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA À VIOLÊNCIA ESCOLAR |
19 | A UTILIZAÇÃO DO PAPERCRAFT COMO FERRAMENTA DIDÁTICA-PEDAGÓGICA NO ENSINO DE SOLOS NA ESCOLA |
20 | A HUMANIZAÇÃO COMO DISPOSITIVO EDUCATIVO E ESTRATÉGICO PARA MELHORIA NO ACOLHIMENTO |
21 | CONSTRUÇÃO E LANÇAMENTO DE FOGUETES PARA INCENTIVAR ALUNOS DO ENSINO BÁSICO |
22 | CONSTRUINDO CONHECIMENTOS: O MUNDO DAS PARASITOSES INTESTINAIS VISTO PELO OLHAR DA DIDÁTICA |
23 | IDENTIFICAÇÃO DA PUREZA DO AR ATMOSFÉRICO NO MUNICÍPIO DE DORMENTES-PE; UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
24 | ESPORTES ADAPTADOS PARA POTENCIAIS FORMADORES E POPULAÇÃO DEFICIENTE DE DORMENTES, PE |
25 | AÇÃO PEDAGÓGICA DE CONSCIENTIZAÇÃO E ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER |
26 | SEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO: PROMOVENDO QUALIDADE DE VIDA ATRAVÉS DO CONHECIMENTO |
27 | DIÁLOGOS PARA INCLUSÃO: O PAPEL DA ESCOLA PARA UMA SOCIEDADE INCLUSIVA COM O INDIVIDUO NO ESPECTRO AUTISTA |
28 | INFORMA SÍFILIS: EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE ENFRENTAMENTO À SÍFILIS |
29 | PARA ALÉM DAS PALAVRAS: ENTENDENDO AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS ATRAVÉS DA LEITURA VERBO-VISUAL |
30 | ABORDAGENS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E AUDITIVA |
31 | NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS |
32 | COMO MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM DORES CRÔNICAS NA COLUNA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA DA DOR |
33 | PRODUÇÃO DE SABÃO LÍQUIDO ECOLÓGICO A PARTIR DO REAPROVEITAMENTO DO ÓLEO DE COZINHA: UMA ALTERNATIVA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PENSAMENTO SUSTENTÁVEL |
34 | OFICINA DE REPLICAGEM DE FÓSSEIS |
35 | PRODUÇÃO DE TINTURA E REPELENTE NATURAL NO COMBATE ÀS ARBOVIROSES NA COMUNIDADE DE DORMENTES, NO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO – PE |
36 | PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR, AUTOCUIDADO E ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL |
37 | A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO: APROPRIAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS PARA O FORTALECIMENTO DO COMÉRCIO LOCAL |
38 | POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
39 | SAÚDE DO HOMEM: UM OLHAR VOLTADO À PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PULMÃO E PRÓSTATA NA CIDADE DE DORMENTES |
40 | TERAPIA NÃO FARMACOLÓGICA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDÍACAS NO SERTÃO PERNAMBUCANO |
41 | REFORMA DA PREVIDÊNCIA BRASILEIRA: EM QUE ME AFETA? |
42 | EDUCAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA COMO PRÁTICA DE PREVENÇÃO E ORIENTAÇÕES SOBRE O AUTO-EXAME |
43 | O USO DE MAPAS TÁTEIS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO NO ENSINO DA GEOGRAFIA |
44 | FERRAMENTAS DE ANÁLISE E IDENTIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES ENGANOSAS ONLINE PARA A POPULAÇÃO DE DORMENTES (PE) |
45 | FAMÍLIA/ESCOLA – ESCOLA/FAMÍLIA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA |