Brasil e EUA lançam programa de integração a refugiados venezuelanos
Organização Internacional para as Migrações (OIM) divulgou nesta terça-feira (28) uma iniciativa voltada ao apoio do processo de integração econômica de migrantes e refugiados da Venezuela em situação de vulnerabilidade. Intitulado “Oportunidades – Integração no Brasil”, o programa proporcionará aos venezuelanos no Brasil o acesso a meios de subsistência sustentáveis e a vagas de emprego formal, por meio de programas de formação profissional e cursos de idiomas.
ações do programa serão adotadas no Distrito Federal, no Paraná, no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Segundo a OIM, serão aplicadas estratégias para capacitar os refugiados, como treinamentos vocacionais e de empreendedorismo, a fim de que eles concorram a oportunidades no mercado de trabalho e contribuam, efetivamente, para a geração de renda.
“Essa migração deve ser transformada em uma oportunidade para eles e para a sociedade brasileira. A OIM acredita que os refugiados e os migrantes que chegam ao Brasil podem contribuir com o desenvolvimento das comunidades de acolhimento. A integração econômica é a solução duradoura para os venezuelanos e as venezuelanas que desejam ficar no Brasil e querem começar as suas vidas de maneira independente”, disse o chefe de missão da OIM no Brasil, Stéphane Rostiaux. (ABr)