Salgueiro: ano de reeleição não vai ser nada fácil para o prefeito Clebel Cordeiro
Clebel Cordeiro foi eleito prometendo fazer uma administração inovadora, inclusive com construções de 50 creches e tudo isso ainda está na memória dos salgueirenses. Já no exercício do mandato o prefeito do município de Salgueiro-PE, Clebel Cordeiro, levou o ‘gabinete itinerante’ ao Bairro Cohab. Na oportunidade, o prefeito Clebel, o vice-prefeito, Dr. Chico, Secretários e assessores, com a ideia de transformar um equipamento público em estado de total abandono, na menina dos olhos de seu governo.
O prefeito disse que iria recuperar o CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), que estava completamente abandonado. O equipamento foi inaugurado em dezembro de 2014, com o objetivo de servir as famílias do próprio Bairro, mas estava em situação de depredação total. Inclusive sendo utilizado por usuários de drogas e para esconderijo de descumpridores da lei, situação que incomodava os moradores e ao mesmo deixava em pânico por conta das crianças que passavam pelo local.
Isso foi em julho de 2018 e o prefeito não cumpriu com o que prometeu, o equipamento público continua abandonado e servindo de abrigo para usuários de drogas. Moradores da Cohab dizem que era melhor o prefeito não ter feito nada, pois agora o espaço está sendo utilizado até como alojamento temporário e isso deixa as famílias que moram por perto, assustadas. Também em 2018 foi deflagrada a ‘Operação Solaris’ para investigação de suposto esquema de corrupção envolvendo ex-servidores e uma empresa contratada para fornecer hospedagem e alimentação de pacientes enviados pela Prefeitura da cidade, dentro do Programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
Em 2019 o gestor da principal cidade do sertão Central de Pernambuco, viu a instalação de uma CPI na câmara para apurar possíveis irregularidades na compra de medicamentos. O relatório foi aprovado e agora vai ser encaminhado para o Ministério Público de Pernambuco, agora cabe ao órgão estadual dar continuidade as investigações. Ainda em 2019 o prefeito Clebel Cordeiro foi preso pela Policia Federal, o mesmo é acusado de desviar água da transposição para sua propriedade particular. Segundo as investigações da PF, nessa propriedade ocorria a retirada de água da barragem do canal do São Francisco através de bombas elétricas.
No ano da reeleição, o prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro, vai ter que dar muitas explicações. O gestor ainda não demonstrou nenhum interesse na reeleição, apenas tem dito que terá um nome competitivo para disputar a eleição deste ano. Mesmo assim, sendo ou não candidato, o prefeito Clebel Cordeiro, pode chegar em plena campanha com a imagem bastante desgastada por conta de tantas denuncias. Há quem diga que qualquer aliado do prefeito poderá carregar “nas costas” o desgaste do governo, com isso inviabilizaria a campanha para continuidade do grupo no poder. Até esse momento o único nome posto como possível candidato é o do próprio prefeito, que mesmo diante de tantas denuncias deve sim sair candidato a reeleição. (Blog Didi Galvão)