Produtores de manga se reúnem em Juazeiro para planejar melhorias em 2020
Produtores de manga da Bahia, Pernambuco e Ceará estiveram reunidos nesta quinta-feira, 05/12, no Centro de Excelência da Fruticultura do SENAR, em Juazeiro (BA), para fazer uma avaliação dos resultados obtidos neste ano de 2019 e planejar ações que possibilitem alcançar uma melhor produção em 2020.
“Nós reunimos os produtores para discutir os problemas que são ocorridos no ano de produção de manga no Vale do São Francisco e a gente tentar, em parceria, com os grupos de pesquisas da Embrapa, Univasf e Uneb, conseguir tirar as dúvidas dos produtores e ajudar a melhorar a cadeia produtiva da manga no Vale do São Francisco e no Brasil também”, explicou o produtor e consultor Rogério Martins, um dos organizadores do evento.
Durante todo o dia, os produtores participaram de palestras e debates com pesquisadores e consultores, para tentar evitar problemas que possam atrapalhar uma boa safra no ano que vem. Patrick Maciel produz manga no município de Rio de Contas, região da Chapada Diamantina, na Bahia, e não perdeu a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a fruteira.
“Nós sentimos que nossa região ficou meio parada no tempo e aqui, através de encontros como esse, vimos a oportunidade de levar novas tecnologias para a nossa região. A seca castigou muito e isso nos desmotivou em investir durante alguns anos, só que agora não dar mais para tocar do jeito que estávamos levando. Então a gente veio em busca de conhecimento para melhorar”, disse o produtor.