Educação pública de Juazeiro continua entre as melhores da Bahia
A Educação da rede municipal de Juazeiro alcançou o posto de uma das 10 melhores da Bahia. Em seu terceiro ano à frente da gestão da cidade, o prefeito Paulo Bomfim conseguiu lograr índices como uma nota do IDEB em 5.4, a valorização dos educadores, o fortalecimento da gestão escolar, da coordenação pedagógica, do ciclo de alfabetização, da educação infantil e inclusiva, além de novos projetos e parcerias que tem melhorado significativamente a aprendizagem dos estudantes.
Os avanços no ciclo de alfabetização, por exemplo, foi um dos destaques, que colocou as escolas da rede na mídia nacional, exibida no Jornal da Globo, evidenciando o trabalho realizado em sala de aula, através da disciplina de Ciência, que desperta o interesse dos estudantes e contribui na alfabetização, um projeto em parceria com o Instituto Ayrton Senna.
A Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC do município também investiu mais de R$ 6 milhões em um novo material didático, referência em alfabetização no país. “Estamos buscando oferecer aos nossos alunos, alternativas educacionais inovadoras e eficazes para uma aprendizagem cada vez mais rica e de qualidade. E dentro dessa proposta criamos o Programa ‘Minha Escola Minha Vida’, que já construiu quatro novas unidades escolares nos residenciais populares, além de reformar e climatizar outras escolas na sede e interior do município. Estamos superando as dificuldades com planejamento e muito trabalho e é por isso que vamos manter os investimentos na Educação para que Juazeiro se desenvolva ainda mais”, evidenciou o prefeito Paulo Bomfim.
A Educação Infantil também é destaque na gestão de Paulo Bomfim, com a construção e reformas de creches (EMEIs), na sede e no interior do município, o que proporcionou a ampliação do atendimento de crianças de 0 a 5 anos, triplicando o número de vagas na rede. Foram inauguradas quatro EMEIs, a Aprígio Duarte, Beatriz Mota, Hebert Mouze e Vanda Guerra.