Palestra promovida por escola de gestão tem como tema ‘Assédio Moral’
Servidores de diversos órgãos da Prefeitura Municipal de Juazeiro participaram, nesta quinta-feira (28), de uma palestra que teve como tema ‘Assédio moral no ambiente de trabalho e suas conseqüências psicológicas’, oferecido pela Escola de Gestão Pública – EGESP. A capacitação foi ministrada pela psicóloga do Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalhador (NUSSAT), Karíntia Abrantes, com a participação do advogado Ícaro Alvim.
Os participantes discutiram questões como a definição de assédio moral, as situações de assédio moral no trabalho, suas conseqüências psicológicas para as vítimas, as intervenções que podem ser implementadas e o que servidores e gestores podem fazer para eliminar esse tipo de prática do ambiente de trabalho.
Para a servidora Laís Ianne Souza Quirino, a palestra trouxe conhecimentos importantes para a sua formação pessoal e profissional. “Foi muito importante porque os conhecimentos adquiridos aqui vão contribuir muito para a minha formação pessoal, para que eu possa me defender desse tipo de assédio e não praticá-lo com outras pessoas, e também para a minha rotina profissional, já que eu atendo muitos servidores no dia a dia do trabalho e posso orientá-los”, relatou.
“A secretaria de Gestão de Pessoas foi criada pelo prefeito Paulo Bomfim para cuidar dos servidores, que são responsáveis pelo atendimento à população. Por isso trabalhamos com muito cuidado para oferecer cursos e capacitações que possam enriquecer o repertório dos servidores”, disse o secretário Vilmar Ferreira, durante o curso, lembrando que cada servidor também pode ser um facilitador dos treinamentos oferecidos pela EGESP. “Os cursos são oferecidos de servidor para servidor, aqui você prepara uma aula sobre um assunto que tem domínio, se inscreve em nosso cadastro interno de instrutores e após ministrar a capacitação é remunerado por isso”