Enem: o que esperar do segundo dia de provas

Enem: o que esperar do segundo dia de provas

Neste domingo (10), estudantes de todo o país farão as provas de matemática e ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas do último domingo (3) podem dar indícios de como será esse segundo dia de exame, de acordo com professores entrevistados pela Agência Brasil.

Segundo a tendência do primeiro dia de exame, “a prova está prometendo ser um pouco menor, com textos mais enxutos”, diz o professor de física Leonardo Gomes, do curso online Descomplica. Mas isso não pode fazer com que os estudantes descuidem da interpretação de texto. “É importante buscar nos textos partes que importam [para a resolução da questão] e não sejam levados por palavras que não servem para nada”, acrescenta.

No segundo dia de aplicação, os estudantes terão meia hora a menos, ou seja, cinco horas para resolver todas as questões da prova. Isso significa, de acordo com Gomes, que terão, em média, três minutos para cada questão.

“O desperdício de tempo é um grave problema. A cada 30 minutos, quando o fiscal tirar o papelzinho do tempo, o candidato tem que ter marcado 10 questões”, recomenda o professor. Para isso, a dica é buscar sempre as questões mais fáceis e, depois, voltar nas questões difíceis.

No segundo dia de prova, é importante também repetir o que funcionou no primeiro, segundo o professor. “Distribuição do tempo de prova, chegada ao local do exame. Fazer do mesmo jeito para não ter problema e não chegar atrasado. Ir com calma, que vai dar tudo certo”, sugere o professor de matemática do colégio Marista João Paulo II, em Brasília, Leonardo Simões. (ABr)

Google+ Linkedin

1 comentário

  • Michael

    Em Brasilia, prestes a dedicar as proximas horas as questoes de ciencias da natureza e matematica, Julia Daniele Silva Pereira que completa 18 anos amanha disse que tentou relaxar na ultima semana. “Tentei ver TV e nao pensar muito mas acabei fazendo alguns exercicios de raciocinio logico”, disse. A estudante afirmou que a escola deu um forte apoio dedicando os ultimos dias a atividades de reforco para o Enem. “Espero que consiga ir bem. Para mim esse e o dia mais dificil”, contou. Assim como Julia, a tambem inscrita Rachel Lais Brandao Viana, 17 anos, chegou uma hora antes da abertura do portao para evitar nervosismo. Com voz mais firme e confiante, ela elogiou a organizacao do evento e as provas e afirmou que tem mais seguranca nas disciplinas de hoje. “Acho o dia mais tranquilo mas sei que vou gastar quase todo o tempo porque sao muitos calculos”.   Walison de Sousa, 18 anos, teve que vir de carro. “Gastei mais de meia hora pra chegar e tive que parar longe porque nao tinha vaga aqui. Se eu tivesse que vir de onibus teria que pegar pelo menos dois e ia demorar muito mais”, disse a 15 minutos do fechamento dos portoes. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

*