Trilha Ecológica do IF Sertão-PE abre novos caminhos para inclusão em Petrolina

Trilha Ecológica do IF Sertão-PE abre novos caminhos para inclusão em Petrolina

A emoção de sentir-se integrada ao bioma Caatinga despertou em dona Isabel Souza uma felicidade sem tamanho. A cadeira de rodas que usa há um ano, quando começou a ter dificuldade de locomoção, seguiu os caminhos da Trilha Ecológica, projeto de Extensão do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, que busca o despertar da consciência ambiental através do conhecimento.

Além de percorrer os cerca de 800 metros da Trilha, dona Isabel pode ver, tocar e aprender sobre propriedades e os valores de um bioma que é muitas vezes subestimado. Desde esta terça-feira (3 de setembro), a Trilha Ecológica passou a oferecer uma estrutura apropriada para receber pessoas com deficiência.

A ideia da Trilha Inclusiva surgiu após contato feito por um cadeirante, que mostrou grande vontade de conhecer o projeto. Foi a partir daí que vimos a necessidade de fazer adaptações para torná-la acessível”, explicou a professora Elizângela Souza.

Para isso, uma força-tarefa entre servidores e estudantes foi formada. A partir de pesquisas sobre quais adequações seriam necessárias, foi feito compactação e nivelamento do solo, inserção de rampas , produção de placas de identificação das plantas em Braile e Libras, além da instalação de linhas guia. “Fizemos adaptações de forma que não causasse tantos impactos para a fauna e a flora e que permita que todos sintam o ambiente como ele é de fato”, afirmou a bolsista do projeto, Emanuela Beatriz Souza.

Google+ Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

*