Plantio de mudas marca abertura oficial das atividades da campanha ‘Vire Carranca’ em Juazeiro Bahia
Por Gardennia Garibalde/SEDUR
A abertura oficial das atividades da campanha ‘Eu viro carranca pra defender o Velho Chico’, em Juazeiro Bahia, foi marcada na tarde deste domingo (02), pelo plantio de mudas de árvores nativas. O evento realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CCBHSF) em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, contou com a participação do prefeito Paulo Bomfim, do coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) Submédio São Francisco Julianeli Tolentino, diversas autoridades, secretários municipais, professores, alunos e comunidade e aconteceu no Vaporzinho, localizado na Orla II.
O prefeito Paulo Bomfim fez questão de plantar uma muda de Caraibeira e destacar que este momento é marcante, por mobilizar a população juazeirense para a preservação do Rio São Francisco. “Convido todo o povo de Juazeiro para abraçar esta campanha que começa oficialmente hoje e não tem dia para acabar. Precisamos cuidar ainda mais do nosso Velho Chico. A revitalização e preservação do Rio São Francisco é um compromisso da nossa gestão que vem desenvolvendo várias ações como: a construção do Parque Fluvial, que está revitalizando parte da margem do rio em nosso município, a implantação do aterro sanitário, que coibiu a ida do chorume para as águas do Rio, o alcance da marca de 86% de saneamento da sede da cidade, tudo isso com um único foco que é Virar Carranca para defender o Velho Chico”, destaca o prefeito Paulo Bomfim.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB), Jadson Barros, até o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, cerca de 300 mudas de plantas nativas serão plantadas na margem do Rio São Francisco juazeirense. “Durante toda a programação do ‘Eu viro carranca para defender o Velho Chico’ a equipe técnica da SEMAURB estará presente realizando não só o plantio de mudas com a participação da comunidade, mas também ações educativas com foco na preservação”, explica o secretário Jadson Barros.