Governo de Pernambuco amplia investimento na UPE
O governador Paulo Câmara anunciou, nesta terça-feira, um reforço no orçamento da Universidade de Pernambuco (UPE). O chefe do Executivo estadual garantiu um aumento de 26% no custeio da instituição, em relação ao valor investido no ano passado. Vale lembrar que em 2018, o orçamento da UPE foi de R$ 21,6 milhões. Com o aumento, a instituição contará com R$ 27,2 milhões.
O anúncio do aumento no orçamento direcionado a UPE acontece justamente um dia antes da Greve Nacional da Educação, marcada para esta quarta-feira (15). Os protestos foram motivados pelos cortes de verbas impostos pelo Ministério da Educação (MEC). “Educação é a maior prioridade da nossa gestão. Pernambuco e o Brasil só vão superar essa crise, que vem desde 2014, investindo do ensino básico ao superior. Por isso, estamos não só assegurando os recursos da UPE, como também ampliando o orçamento da nossa universidade”, disse Paulo Câmara.
Outro ponto comemorado pelo governo estadual é o fato de o reforço no custeio da UPE poder contribuir para o cumprimento de sua função estratégica. “O crescimento da instituição significa desenvolvimento do Estado. Essa é uma medida que garante o incentivo do estado em ciência e inovação”, reforçou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Aluisio Lessa. “Além disso, demonstramos que temos prioridades diferentes (com o Governo Federal)”, completou.
A UPE está presente em todas as regiões do Estado através do seu complexo multicampi, que é formado por 15 unidades de ensino distribuídas no Recife e Região Metropolitana, Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Serra Talhada e Palmares.
“A reitoria vem trabalhando ao longo dos dois mandatos para o fortalecimento e consolidação da única instituição pública universitária do Estado. O Governador Paulo Câmara é bastante sensível sobre a importância da Universidade que gera e dissemina conhecimento do litoral ao sertão pernambucano”, destaca o Reitor da UPE, Prof. Pedro Falcão.