Campanha Maio Amarelo visa diminuir acidentes no trânsito

Campanha Maio Amarelo visa diminuir acidentes no trânsito

Anualmente, cerca de 37 mil pessoas morrem e outras 180 mil ficam feridas no trânsito brasileiro, segundo dados do Ministério da Saúde. No mundo, são 1,3 milhões de óbitos, além de 30 milhões de sequelados. Esse dado alarmante fez com que a Organização das Nações Unidas (ONU) lançasse o desafio para que os países reduzissem, até 2020, esses índices em pelo menos 50%.

Esta é a 6º edição da campanha em Pernambuco, que este ano tem como meta motivar toda a sociedade a adotar boas práticas para um trânsito mais seguro. “Esse movimento é para o ciclista, para o pedestre, condutores de automóveis, mas foca o motociclista por conta do índice de acidente”, conta Sebastião Marinho, diretor geral do Detran-PE. Os ciclistas são 73% dos acidentados. “

Esses acidentes gera uma série de problemas, como, por exemplo, a ocupação de leitos dos hospitais. Por isso essa preocupação com a educação no trânsito. E esse ano aumenta a nossa responsabilidade porque no ano passado ganhamos o prêmio nacional de maior movimento Maio Amarelo do Brasil, dado pelo Observatório Nacional de Trânsito. Isso nos deixa honrado, mas com uma responsabilidade redobrada.”, continua Marinho.

As atividades também são voltadas para as crianças. Aproximadamente 15 meninos e meninas, que fazem parte do Grupo de Escoteiros Chico Science, de Santo Amaro, participaram da panfletagem e distribuição de kits com o manual de trânsito, saquinho de lixo para os veículos, assim como fitas amarelas. “Estamos trabalhando também com crianças e adolescentes, porque vão ser formadores de opinião no amanhã, assim como o futuro do trânsito”, ressalta Marinho, apontando que 31% dos acidentados estão na faixa dos 20 aos 29 anos. (FolhaPE)

Google+ Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

*