Mais da metade dos municípios de Pernambuco tem lixões irregulares

Mais da metade dos municípios de Pernambuco tem lixões irregulares

Dos 184 municípios pernambucanos, 105 ainda continuam destinando os resíduos sólidos de forma irregular, conforme novo levantamento divulgado na manhã desta sexta-feira (29), pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Segundo o órgão, houve uma melhora na situação, em comparação a períodos anteriores.

O Estado conta atualmente com 17 aterros sanitários licenciados, sendo cinco privados e 12 públicos. De acordo com o Plano Estadual de Resíduos Sólidos, realizado em 2012 pelo Governo do Estado, seriam necessários 54 aterros para atender toda a demanda da população. No Grande Recife, apenas a cidade de Camaragibe possui lixão irregular, de acordo com o TCE.

O auditor do TCE responsável pelo levantamento, Pedro Teixeira, afirmou que o número de cidades depositando os resíduos sólidos em aterros sanitários licenciados ainda é longe do ideal. “São 105 municípios de Pernambuco cometendo crimes ambientais todos os dias. Todo município que deposita de forma correta em aterros sanitários recebe uma parcela de 2% do ICMS específico para deposição em aterros sanitários”, disse.

Os municípios pernambucanos que continuarem depositando seus resíduos sólidos de forma irregular podem chegar a receber multa, ainda segundo Teixeira. “Têm como ser responsabilizados e estão sendo. O Tribunal está fazendo as suas ações para que os gestores sejam penalizados”, finalizou. (FolhaPE)

Google+ Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

*