‘Minha opinião como cidadão é que é uma decisão da mulher’, afirma Mourão sobre aborto
O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que mulheres deveriam ter liberdade para decidirem sobre aborto. A declaração foi feita em entrevista ao jornal O Globo, realizada na quinta-feira (31) e publicada nesta sexta (1º). Mourão, que assumiu a presidência duas vezes em um mês de governo, não se esquivou de temas polêmicos e comentou a relação com o presidente Jair Bolsonaro.
Questionado sobre o tratamento que o governo deveria dar para “temas de gênero”, o general comentou “saúde pública” e emendou doenças sexualmente transmissíveis e aborto – este último, tema que divide conservadores e liberais. “É algo que tem que ser bem discutido”, declarou. “Você tem aquele aborto onde a pessoa foi estuprada, ou a pessoa não tem condições de manter aquele filho. Então talvez aí a mulher teria que ter a liberdade de chegar e dizer ‘preciso fazer um aborto’.”
Para Hamilton Mourão, a decisão cabe à mulher. “Minha opinião como cidadão, não como membro do governo, é de que se trata de uma decisão da pessoa”, disse. Mas concordou, enquanto governista, que as possibilidades poderiam ser ampliadas. O vice-presidente foi questionado ainda sobre a possível mudança da embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém. Enquanto esteve como presidente em exercício, recebeu embaixadores no Palácio do Planalto. (ABr)