Carnaval amplia em 40% a venda de cervejas
A cerveja é uma das bebidas mais procuradas no Carnaval. Por isso, as vendas e o faturamento do setor cervejeiro crescem 40% nesta época. A Kantar explica que o gasto médio domiciliar com a bebida sobe até 50% em fevereiro por conta da festa. E a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) confirma: os brasileiros devem consumir 1,4 bilhão de litros da bebida neste mês, sendo 45 milhões em Pernambuco – quase 11% de toda a cerveja que será vendida no País em 2019.
“O mês que antecede o Carnaval é o de maior volume de produção e vendas, porque é quando abastecemos os pontos de venda da festa. E, nesta época, o consumo mensal aumenta cerca de 300 milhões de litros”, conta o presidente da CervBrasil, Paulo Petroni, lembrando que o consumo médio varia de 900 milhões a 1,1 bilhão de litros nos outros meses do ano.
“Nos blocos, vemos tanto o aumento do consumo de quem já bebe, quanto pessoas que não consomem no restante do ano bebendo cerveja”, explicou Petroni. “Todos os grupos passam a comprar mais cerveja no Carnaval. O gasto médio passa de R$ 36 para R$ 43/mês e o faturamento da categoria cresce 44%”, confirmou a diretora de marketing da Kantar, Giovanna Fischer.
Quem mais amplia o consumo de cerveja, porém, é a classe D/E, cujo gasto mensal sobe de R$ 33 para R$ 42. Mesmo assim, ainda é a classe A/B que emprega mais dinheiro na bebida: o gasto desse segmento passa de R$ 42 para R$ 50/mês no Carnaval. Por isso, além de beneficiar marcas como Skol e Itaipava, esse incremento já chega nas cervejas artesanais produzidas em Pernambuco. (Folha de Pernambuco)