Cerca de 210 mil pernambucanos aguardam nota do Enem 2018
v
Depois de dois meses de espera, os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 vão poder conferir o resultado individual na avaliação que dá acesso às principais universidades do país. De acordo com o calendário do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo exame, a data limite para divulgação das notas é 18 de janeiro. No ano passado, o Inep antecipou em um dia a liberação, então existe a expectativa de que a pontuação de cada estudante possa ser consultada antes dessa data.
O resultado só pode ser acessado pelo próprio participante após informar o CPF e a senha cadastrada na página do participante ou no aplicativo Enem 2018. Já a nota dos treineiros – isto é, dos estudantes que fizeram o exame sem ter concluído o ensino médio – assim como os espelhos da redação só serão divulgados em março, em data ainda não informada. O Enem 2018 foi aplicado nos dias 4 e 11 de novembro do ano passado e avaliou os candidatos em cinco áreas: ciências da natureza; ciências humanas; linguagens; matemática e redação. Em Pernambuco, a nota é aguardada por 217 mil candidatos que participaram dos dois dias de provas.
Com a nota em mãos, os estudantes poderão fazer inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que deve ter início no próximo dia 22. Enquanto isso, os feras já podem consultar as vagas disponibilizadas pelas instituições de ensino superior na plataforma. Ao todo, 15.094 vagas são oferecidas em universidades e institutos federais do estado. Dessas, 14.284 são disponibilizadas em solo pernambucano, já que das 1.610 vagas ofertadas no sistema pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), 800 são nos campi de Petrolina e Salgueiro. Além de poder concorrer nas universidades de Pernambuco, os candidatos podem pleitear vagas em instituições de ensino superior de todo o país que usam a nota do Enem.
É possível ainda estudar em outros países. Para 2019, por exemplo, mais uma universidade portuguesa assinou convênio com o Inep. Ao todo, 37 instituições de Portugal aceitam o resultado do exame como forma de ingresso. Um levantamento do ano passado realizado pelo MEC revelou que pelo menos 1,2 mil brasileiros já ingressaram em instituições de ensino superior, portuguesas por meio dos convênios do Inep. O mapeamento inédito considerou 23 das 29 IES portuguesas que mantinham o acordo em abril de 2018, data de finalização do estudo. As outras instituições ainda não consolidaram os dados. (DP)