Rio São Francisco. Não deixem morrer!

Rio São Francisco. Não deixem morrer!

Um grande patrimônio do povo brasileiro hoje está aniversariando! É o Velho Chico, nosso querido Rio São Francisco que completa 517 anos. Foi no dia 4 de outubro de 1501 que o navegador italiano Américo Vespúcio entrou pela primeira vez nas águas desse gigante, por isso fica marcada como data do descobrimento.

O São Francisco é parte da história de muitos brasileiros. As águas atravessam cinco estados: desde a nascente na cidade de São Roque de Minas, em Minas Gerais, passando pela Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas, até desaguar no oceano.

Ao todo são 2,9 mil quilômetros de extensão, tamanho suficiente para ser um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e da América do Sul. Já foi um rio com grande abundância de água, mas a ação humana tirou um pouco de brilho do Velho Chico.

A poluição do leito, o uso desenfreado do solo às margens do rio, a construção de barragens, o desmatamento no entorno e a urbanização contribuem para redução de vazão do rio. Trechos onde havia água em grande quantidade, agora estão diminuindo. O grito pela revitalização já vem sendo ouvido de todos os cantos. As iniciativas são tímidas. Os resultados, poucos.

Viva o rio São Francisco!

Google+ Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

*