Médicos da rede municipal participam de atualização sobre diagnóstico de Hanseníase em Juazeiro
Com o objetivo de atualizar os conhecimentos na área clínica para os atendimentos, diagnósticos e tratamentos, a Secretaria Municipal da Saúde através da equipe de Educação Permanente em parceria com o Núcleo de Saúde da Região Norte, programou uma manhã de atualização voltada ao diagnóstico de hanseníase para a classe médica municipal. A médica e vice-prefeita Dulce Ribeiro fez a abertura do evento.
A dermatologista, hansenologista, sanitarista e professora da UNIVASF, Tânia Moreno, falou sobre como a hanseníase pode se desenvolver e apresentou tópicos do que difere um diagnóstico positivo e o que pode ser descartado. Além de um momento de perguntas e respostas com os profissionais, concluiu com pontos específicos para o diagnóstico antecipado, sendo o ponto crucial no tratamento e melhora do quadro clínico do paciente.
De acordo com a Drª Tânia Moreno a hanseníase é uma doença que se apresenta de várias formas e, “por apresentar um número significativo de casos é preciso que se faça o diagnóstico precoce para assim evitar que o paciente tenha incapacidades e também para evitar que haja um número elevado de pacientes não detectados”, explicou.