Câmara de Vereadores: Requerimento da oposição irrita a situação em Petrolina
Polêmica na sessão da Câmara de vereadores de Petrolina nesta terça-feira (23), a partir da apresentação do requerimento de nº 208/2018 de iniciativa do edil Paulo Valgueiro, solicitando a AMMPLA a apresentação da relação nominal atualizada dos taxistas e moto-taxistas que possuem a permissão para execução dos serviços de transporte de passageiros no município de Petrolina.
A polêmica se formou gerando acusações entre oposição e situação quanto as permissões concedidas também na gestão municipal passada. Em meio as muitas farpas e acusações trocadas, eis que o requerimento foi aprovado por 17 a 0. O resultado mereceu a ironia do vereador Valgueiro, afirmando que “o prefeito Miguel Coelho com a bancada de situação que tem, não precisa de oposição”.
O requerimento do vereador oposicionista encontra base na lei 2.856 que exige a apresentação pelo poder executivo, anualmente, aos vereadores, de todas as informações solicitadas no requerimento de Paulo Valgueiro.
Na entrevista coletiva concedida logo depois da confusão, foi perguntado ao vereador se o requerimento apresentado tem a ver com os boatos de que a prefeitura está pensando em dobrar as 800 concessões existentes atualmente. Paulo Valgueiro disse que não está sabendo disso, porem ressaltando que a lei determina para cada grupo de 420 habitantes o serviço de um moto-taxista. “Só se mudar a lei, porém, pode estrangular o sistema que já é atendido na sua capacidade pelos ônibus, táxis, moto-táxis e transporte via aplicativos”.
Por outro lado o líder da situação, vereador Aero Cruz, afirmou que concorda com o requerimento da oposição, mas “que é preciso esclarecera a liberação pela gestão anterior na prefeitura, no período de seis meses antes da eleição de 2016, 40 concessões de táxis e 15 de moto-táxis”, disse Aero.