Dia da Sobrecarga da Terra: PE deve perder até 64,9% de terras agricultáveis
Em apenas 212 dias de 2018, os 7,4 bilhões de habitantes do Planeta Terra esgotaram os recursos naturais de comida, água, fibra, solo e madeira disponíveis para os 365 dias do ano. Por esta razão, 1º de agosto é considerado pela ONG Global Footprint Network o Dia da Sobrecarga da Terra, ou seja, a partir desta quarta-feira (1º), a humanidade estará em dívida com a natureza. Em Pernambuco, o esgotamento desses recursos cobra essa conta há vários anos com a crise hídrica.
As mudanças climáticas deverão afetar vários setores nas próximas décadas. Entre os impactos previstos em Pernambuco está a perda de até 64,9% de suas terras agricultáveis – aquelas que são aradas ou cultivadas regularmente – até 2050. O dado é apontado por uma pesquisa de 2009 – última válida – da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O biólogo e diretor-presidente do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan), Severino Ribeiro, alertou que são necessárias mudanças imediatas. “Não é mais apenas aquele negócio de ‘a árvore é bonita’ não. Estamos registrando perdas econômicas, desafios de saúde pública atrelados às mudanças climáticas e perdas na agricultura. Ou seja, o momento chegou”, destacou. (FolhaPE)