Cientistas desenvolvem exame de sangue para detectar melanoma

Cientistas desenvolvem exame de sangue para detectar melanoma

Um grupo de pesquisadores australianos anunciou nesta quarta-feira um novo teste de sangue para detectar melanoma em sua etapa inicial, o que constitui uma descoberta mundial que poderá salvar muitas vidas. O exame poderá ajudar os médicos a detectar o melanoma, um câncer de pele muito agressivo, antes que se propague para o resto do corpo, de acordo com os cientistas da Universidade Edith Cowan, cujo trabalho foi publicado pela revista Oncotarget.

Na pesquisa, participaram 105 pacientes com melanoma e 104 pessoas saudáveis. O procedimento experimentado permitiu diagnóstico precoce do melanoma em 79% dos casos, segundo os autores da pesquisa.

“Este teste sanguíneo é muito promissor como detector potencial porque pode identificar o melanoma em sua etapa inicial, quando ainda pode ser tratado”, afirmou Pauline Zaenker, a principal pesquisadora, em um comunicado. “Os pacientes cujo melanoma é detectado em um estado precoce têm uma taxa de sobrevivência de cinco anos entre 90% e 99%”, afirmou Zaenker. (AFP)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

*