Casos de doença meningocócica aumentam 40% em Pernambuco

Casos de doença meningocócica aumentam 40% em Pernambuco

Os casos de doença meningocócica, infecção bacteriana aguda que pode causar inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central (meningite) e infecção generalizada (meningococcemia), aumentaram de forma expressiva este ano no Estado. De janeiro até o dia 23 de junho foram notificados 21 casos do quadro contra 15 no mesmo período de 2017, ou seja, um aumento de 40%. O mesmo acontece em relação aos doentes confirmados. Se no ano passado foram nove confirmações, agora o número já de é 14, volume 55,5% maior.

As mortes pela doença também subiram. Durante todo o ano de 2017 houve a confirmação de dois óbitos, mas nos seis primeiros meses de 2018 já são três mortes. Os dados fazem parte do boletim da semana 25, divulgado na página do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (Cievs/PE), vinculado a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Pelo boletim da SES, a maioria dos casos se concentra na 1ª Gerência de Saúde, que engloba o Recife e Região Metropolitana (14 notificações). As cidades com ocorrência de casos suspeitos até agora na RMR são Recife (com 5), Jaboatão dos Guararapes (3), Olinda (2), Abreu e Lima (1), Cabo (1), Camaragibe (1) e Paulista (1). Há notificação de casos suspeitos também no Interior, nas cidades de Saloá (2), Amaraji (1), Bezerros (1), Cabrobó (1), São José do Belmonte (1) e Serra Talhada (1). Óbitos relacionados à doença ocorreram em Jaboatão, Recife e Serra Talhada. O Cieves/PE não informa no levantamento a idade e sexo dos doentes e dos mortos. (FolhaPE)

Google+ Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

*

*